Dependência causada pelo COMPUTADOR

Observando os jovens do século XXI, estão cada vez mais viciados pelo computador, geralmente começam a utilizá-los no primário, e assim sofrendo com o vício, sofrimento esse causado com a ajuda dos pais que não observam esse acontecimento. Atropelar as crianças na calçada, pegar um tanque de guerra e dar tiros na população de uma cidade virtual, matar, disparar mísseis em qualquer coisa que se mover na sua frente, monstros, zumbis, anjos , guerreiros heróis , sangue e guerra , carros envenenados, esses são apenas alguns dos ambientes dos jogos para
computador em que pré-adolescentes e
adolescentes , as vezes crianças , com pais desatentos ou mesmo ausentes , estão expostos.

Passam tardes interiras e às vezes noites em claro entretidos com jogos de ação, algumas vezes violentos e obscenos em lan-houses ou mesmo dentro da própria casa jogando on-line com qualquer pessoa do planeta. Apenas mais um dos “perigos” que os adolescentes estão expostos hoje em dia, mesmo a própria Internet com chats,blogs, pornografia em geral , podem levar o jovem a dependência. Existem leis para diminuir essa exposição, mas raramente são cumpridas e abusos sempre podem acontecer, efeitos colaterais como redução do desempenho escolar e distúrbios de comportamento podem ocorrer. Com o advento da Internet, um universo de conhecimento e a possibilidade de conexões entre pessoas e empresas invadiu a vida de milhões de pessoas, criando novos empregos antes nunca imaginados, facilitando as compras do mercado, troca de mensagens entre outras coisas do mundo moderno que estamos acostumados. Para a maioria das pessoas isso é normal, mas algumas outras, principalmente adolescentes estão passando horas e horas a frente de um computador, jogando, conversando ou navegando.

Como tudo em excesso pode fazer mal, com o computador não é diferente. O número de jovens que estão trocando a prática de esportes e outros entretenimentos para ficar a frente do computador, aumenta a cada dia, e a cada momento que utilizam a nova diversão do século XXI
ficam mais dependentes do mesmo, dando inicio ao vicio virtual. Esse vício não influência apenas no lazer e no raciocínio, mas acarreta problemas físicos, isolamento no mundo, queda no
desempenho escolar. Em cidades grandes e médias, geralmente perto de escolas e colégios, é comum encontrar lan-houses e cyber-cafés, onde depois da aula, ou mesmo durante a aula,
adolescentes se encontram para jogar e passar a tarde.

A dependência virtual atingi milhões de jovens no mundo todo, ela esta vinculada a jogos de
computadores, programas de mensagens instantâneas e a Internet, ferramentas utilizadas por muitos como meio de lazer ou até trabalho, porém para outros já é um vicio. Quantos jovens não retornam do colégio e vão diretamente ao computador de casa para jogar ou conversar com amigos, deixando até as necessidades básicas, como comer e descansar, de lado, assim não
tendo o controle do hábito, que agora tornou-se vicio.
Muitos encontram colegas nos corredores da escola, e mal o cumprimenta, mas ao abrir um programa de mensagens instantâneas fica um bom tempo conversando com esse colega.
A cada novo programa, é uma nova febre, sempre buscando se atualizar, os jovens com seus vícios alimentam o mercado da informática, tornando-se um dos principais clientes. Querendo a melhor máquina, os jogos de ultima geração, freqüentando muitas lan - houses, alguns jovens tornam o vício a sua ferramenta de trabalho, tanto através da criação de programas como
também em torneios de jogos eletrônicos. Através dos jogos os adolescentes são desafiados pelos fabricantes para tentar vencer o computador, fazendo-o sentir a emoção de fase a fase.

Um dos jogos mais viciantes, os de ação, como o counter - strike e também o quake II, pode-se jogar contra adversários reais de qualquer lugar do mundo, chamando de jogos on-line. Como os jogos estão cada vez mais próximos da realidade virtual, o jovem se "sente na pele", vivendo o herói, concentrando seu mundo dentro da maquina e esquecendo a realidade. Ao se desligar do jogo, para ir dormir ou efetuar outra atividade longe do computador, o jovem ainda imagina
por um bom tempo as cenas dos jogos e pensa com ele mesmo, e se eu entrar na porta direita em vez da esquerda? E se efetuar tal ação será que terei chances de vencer?
Essas e outras frases, dúvidas, intrigas e soluções ficam na cabeça do jogador, assim ele não se
concentra naquilo que está fazendo momentaneamente, afetando o seu raciocínio.
Contudo muitas conversas dos jovens são sobre a informática, mais especificadamente assuntos nos quais estão viciados. De tanta procura por diversão e devido à falta de estrutura
computacional de muitos jovens, foram criadas várias casas de jogos, chamadas de Lan - House,
onde equipamentos mais modernos e novos jogos são encontrados, deixando a brincadeira cada vez mais real e com melhor qualidade.

Assim amigos marcam os locais de encontro, onde costumam passar muitas horas, as vezes até
faltando aula para poder jogar. Outro problema causado pelo vício ao computador é o que os pais costumam reclamar muito, a quantidade de dias que seu filho falta aula para freqüentar casa de jogos, como a maioria dos clientes são alunos de colégios, as Lan - Houses, se instalam próximas a elas. Assim convertendo muitos alunos para freqüentá-la e contribuindo para que faltem aulas.

Alguns estudantes em vez de utilizar o dinheiro que seus pais deram para o lanche no horário do recreio, costumam guardar para ir em alguma Lan – House. Além dos jogos, ferramentas de mensagens instantâneas são viciantes, pois facilitam a conversa entre pessoas que estão distantes, a maioria dos jovens preferem conhecer pessoas virtualmente antes de conhecê-las pessoalmente, o principal motivo seria pela timidez, logo através dessas mensagens pode-se
conhecer o perfil da pessoa que pode chegar a se tornar um futuro amigo e até namorada(o). Apesar de existir pessoas que não confiam em outros através da Internet, a restante conversa abertamente com conhecidos e desconhecidos, passando horas e horas digitando palavras que pessoalmente não conseguiria falar. Segundo levantamento do Ibope revela que o jovem brasileiro é um dos que mais passa horas na Internet, chegando, em alguns meses, a liderar o
ranking, superando os norte-americanos e os japoneses. Na última medição, feita em setembro de 2004, o uso na faixa etária dos 12 aos 17 anos (13h14min por pessoa por mês) supera o da população em geral (12h27min).

Pesquisas feitas em lan-houses, escolas, amigos e parentes, mostram que os números obtidos em relação ao vicio, é agravante e tende a crescer . Difícil quem tome uma providencia, está cada vez mais normal um pai comprar um computador e deixar que seu filho fique uma tarde ou até um dia brincando nele, assim o pai momentaneamente fica mais tranqüilo sabendo que o filho está próximo, sem saber que seu filho pode virar, se já não é, um viciado em computador, que futuramente causará muitos danos ao jovem.
Somente após aparecerem as primeiras notas do colégio, os pais notam que algo está distraindo o jovem, logo, cortando o acesso ao vicio. Assim fazendo com que muitos desses jovens, que ficam de castigo, enganarem seus pais, matando aula, acessando o computador na casa de um amigo ao dizer que irá estudar.

Através dos resultados obtidos concluísse que com o avanço da tecnologia os jovens por serem
curiosos e querer descobrir coisas novas ficam expostos a vícios que seus pais não foram. Podendo levar a problemas de comportamento e desempenho causado pelo abuso do computador, jogos e navegação a paginas com conteúdo às vezes inadequado. Se antigamente seus pais viviam no mundo real, passando os momentos de lazer em parques, bosques e ruas, hoje os adolescentes passam suas horas em frente ao computador, passando a viver em um mundo virtual.
Apesar de toda a critica pelo computador, sabese também que o computador trás benfeitorias, como o raciocínio, diminuição de tempo, logo deve ser usado com cautela.

Referências
http://listas.cev.org.br/pipermail/cevmotor/2003-
November/000000.html

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