Como Obter uma resposta de Deus ?


A princípio pretendo passar um auxílio Biblico de como obter uma resposta de Deus.

Existem diversas formas biblicas de se obter uma resposta de Deus, mas hoje quero colocar como exemplo a vida de Salomão onde Deus se manifestava tremendamente sobre a vida dele, e por em questão a forma de como Salomão vivia para sabermos o que ele tinha de tão especial que conseguia obter a resposta de Deus para suas questões.

Primeiro colocarei alguns versículos em destaque e depois enfatizarei em cima deles explicando cada gesto e importância.

Pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as mãos.
Porque Salomão tinha feito uma tribuna de bronze, de cinco côvados de comprimento, cinco de largura e três de altura, e a pusera no meio do pátio; pôs-se em pé sobre ela, ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse:

Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, nos céus e na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti; que cumpriste para com teu servo Davi, meu pai, o que lhe prometeste; pessoalmente, o disseste e, pelo teu poder, o cumpriste, como hoje se vê.

Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, faze a teu servo Davi, meu pai, o que lhe declaraste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel, contanto que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem na lei diante de mim, como tu andaste.

Agora, também, ó SENHOR, Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi.
Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz o teu servo diante de ti.

Para que os teus olhos estejam abertos dia e noite sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste que o teu nome estaria ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.

Quando os céus se cerrarem, e não houver chuva, por ter o povo pecado contra ti, e ele orar neste lugar, e confessar o teu nome, e se converter dos seus pecados, havendo-o tu afligido,
ouve tu nos céus, perdoa o pecado de teus servos e do teu povo de Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste em herança ao teu povo.

Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.

Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR.

Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Então, o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios diante do SENHOR.

Ofereceu o rei Salomão em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas.

Assim, o rei e todo o povo consagraram a Casa de Deus. Os sacerdotes estavam nos seus devidos lugares, como também os levitas com os instrumentos músicos do SENHOR, que o rei Davi tinha feito para deles se utilizar nas ações de graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. Os sacerdotes que tocavam as trombetas estavam defronte deles, e todo o Israel se mantinha em pé.

Agora vamos refletir sobre os atos de Salomão.

Primeiro: Salomão era um grande Rei e o mais rico de todos naquele tempo, e quando Salomão ergue um palco onde ele fica na presença de toda a congregação, ele naquele momento se humilha e serve de exemplo para diversas pessoas que ali estão. Muitos se estivessem no lugar de Salomão poderiam pensar: Peraí eu sou rico sou o Rei, para que vou me prostar ? me humilhar ?
Mais Salomão dobrou os seus joelhos e se humilhou e adorou a Deus.
Enquanto muitos quando oram buscam pedir algo para Deus, Salomão fez o contrário, ele começou adorando a Deus, exaltando e fazendo com que Deus se agradasse de tal forma que a Glória desceu naquela casa de oração. Em seguida Salomão sendo mais humilde ainda diz:
Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

Meus amados Deus se agrada de um coração humilde, Salomão tinha muitas riquezas mais sempre dava graças a Deus por tudo e reconhecia que tudo era dado por Deus.
Em seguida Salomão pede a unção de Deus sobre a casa de oração que edificou, e pede que os olhos de Deus possam estar abertos de dia e de noite e assim voltados para aquele lugar.
Depois Salomão demonstra tamanho amor em seu coração ao suplicar a misericórdia de Deus para quando o seu povo pecar e reconhecer e se converter de seus maus caminhos.
Depois que o rei Salomão termina sua oração, o que acontece ?
Deus responde mandando fogo e queimando os sacríficios e os holocaustos.

Muita atenção agora, pois fica bem vísivel que antes de orar, o rei Salomão, os sacerdotes e os participantes tinham oferecido sacríficios e holocaustos a Deus, veja que existe toda uma prática, uma lista de componentes que agradaram a Deus.

Hoje não precisamos sacrificar animais para a rencisão de nossos pecados, pois o Santo Cordeiro Jesus Cristo foi crucificado e seu sangue lavou todo o pecado dos homens, más existem outras formas de sacríficios como a oferta e o dízimo Santo do Senhor, é sendo fiél a essas pequenas coisas que Deus vê em você confiança nele, veja bem Deus não quer o seu dinheiro, ele não pede esmola, o que Deus quer são pessoas que tem o prazer de ajudar em sua obra aqui na terra, Deus procura verdadeiros adoradores e se você procura uma resposta de Deus você precisa amá-lo de todo o seu coração, sem dúvidas em nenhuma área.

E veja o que acontece em seguir, não bastando os sacríficios feitos antes da oração, quando Deus responde ao seu povo eles vão e dão mais sacríficios e em dobro do que tinham dado, e caem de joelhos prostados e adoram e exaltam a Deus, e cantam louvores, a uma festa naquele lugar pois, a Glória de Deus desceu ali.
Se você deseja obter uma resposta de Deus, você precisa seguir o exemplo de Salomão.
Analise cada passo feito aqui, e tente ver o que falta em você ou, o que tem em você que esta dificultando para que a resposta de Deus chegue em sua vida.
Deus responde pode acreditar, mais você esta disposto ?
Bom espero que tenha gostado e que esse estudo possa acrescentar algo em sua vida.
Deus Abençoe !

FONTE: Bíblia Sagrada - Livro de 2 Crônicas.

7 Comentários:

Contamine-se e Espalhe disse:

Passando somente para deixar um olá, e agradecer mais uma vez o apoio ao movimento "Espalhe Uma Vida Melhor".
O apoio de blogs que fazem a diferença na Web faz com que a campanha dê certo.
Ajude-nos a divulgar também criando um post sobre o movimento, e incentive outros blogs a, assim como o Interessantte, espalhar uma vida melhor.
Falando em vida melhor, ótimas palavras no post.
Abraços

Contamine-se e Espalhe disse:

Gostaria de informar também que o blog Interessantte já está presente na página do movimento "Espalhe Uma Vida Melhor". Até porque, quem incentiva uma vida com mais saude merece ser reconhecido.
Um grande abraço e continue espalhando uma vida com mais qualidade na Web.
Abraçoosss

Danilo Ramos disse:

Realmente, Salomão é um exemplo de que devemos ser humildes perante o SENHOR. Deus é fiel e justo !

Anônimo disse:

Gostaria muito que Deus de manifestasse em minha vida como sucedeu com Salomão.
Não sei exatamente o que fazer mas gostaria muito!
Gostaria que vocês me dessem tal instrução.
Desde já e no amor de Cristo, saúda-lhes,
Carlson Ripoll Gomes
Servo do deus altíssimo

Iит€я€รรǺитт€ disse:

Veja bem, para Deus se manifestar em sua vida é preciso querer, querer não é apenas dizer Pai eis me aqui, é necessário que sejamos além de tudo servos, quando nos colocamos no lugar de servo deixamos que a vontade do Pai seja priorizada em nossas vidas.

Depois é necessário buscarmos a santidade, pois segundo a Biblia nós somos o templo do Espírito Santo, e esse templo tem que estar santificado, limpo de toda impureza e influência do mundo, pois o Espírito Santo é Santo e sendo assim não pode operar na vida de quem é descuidado, e de quem realiza mais as suas vontades do que a vontade do Pai.

Espero ter ajudado e lembre-se:

O Senhor te deu uma lingua erudita, para que você diga uma boa palavra ao que está cansado.

(Isaías c.50 v.4)

aldaires disse:

obrigado abriu muito a minha mente que deus abençoe suas vidas

Anônimo disse:

Muito bom!

Boa análise. Sabemos que não existe uma equação exata que determine a forma e o tempo em que DEUS nos responderá, mas o que foi descrito aqui nos mostra indícios do que podemos fazer para aumentarmos nossas chances de "sucesso".
Acrescentaria a essa análise a necessidade de ter vida alinhada com a vontade divina.

Novamente, uma boa dica.

Abraços.

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!