Terremoto no Chile de magnitude de 8,8

Destruição em Santa Cruz, fotografada pelo internauta Mario Andrés Vilches, e fogo em edifício de Concepción. (Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur)

Um dos terremotos mais poderosos da história sacudiu o Chile nesta madrugada, provocando ao menos 122 mortes, um tsunami e desmoronamento de residências em várias cidades, o que levou o governo a declarar parte do país zona de catástrofe.

O terremoto, que teve magnitude 8,8 segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos e epicentro no sul do país, estremeceu a capital Santiago, onde arrancou varandas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e moradores sem eletricidade e sistema telefônico.

O ministro do Interior, Edmundo Perez, afirmou que o número de mortos até o momento é de 122, e que mais pessoas podem ter morrido.

Imagens da TV local mostraram que um prédio de 15 andares ruiu em Concepción, no sul do Chile, uma das regiões mais afetadas, onde fendas se abriram nas ruas.

Um tsunami arrasou metade de um povoado na ilha chilena de Juan Fernández, localizada a 600 quilômetros da costa e quase na altura de Santiago. O tsunami ameaçava atingir a Ilha de Páscoa, segundo a presidente Michelle Bachelet.

"Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão, que está sendo avaliado", disse a jornalistas Bachelet.

Ela declarou as regiões de Maule, onde se concentrou a maioria das vítimas, e Bío-Bío como zonas de desastre.

"Eu nunca na minha vida passei por uma experiência de tremor como essa, é como o fim do muno", disse um homem à TV local da cidade de Temuco.

O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar.

Enquanto amanhecia, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.

"Eu vi os carros caindo e não sabia o que fazer. Estava sozinho aqui", disse Mario Riveros, segurança de uma fábrica em Santiago, parado junto a uma ponte que desabou. "Me deu vontade de chorar", acrescentou.

Depois de sofrer várias réplicas, a maior delas de magnitude 6,9, o aeroporto da capital foi fechado por ter a torre de controle danificada, segundo o governo. Um policial no local disse a uma rádio que metade do terminal estava destruído.

Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

Apesar de o sismo ter tido epicentro no sul chileno, perto da localidade de Maule, 321 quilômetros a sudoeste de Santiago e a 104 quilômetros de Talca, também foi sentido na vizinha Argentina.

Em Santiago e outras cidades do país, milhares de pessoas saíram de suas casas e estavam acampando nas ruas com medo das réplicas.

"Me salvei porque me joguei para baixo da mesa, tudo veio para cima, todas as portas do edifício estavam quebradas", disse Elba Carrizo, de 81 anos, que conseguiu sair de seu apartamento antes que o prédio desabasse, no bairro de classe média de Maipu.

TSUNAMI ESPERADO NA ILHA DE PÁSCOA

Apesar de ainda não se saber com exatidão o impacto do tsunami sobre o território insular do Chile, o governo enviou uma fragata à ilha de Juan Fernández.

A onda gigante também atingiu o litoral em Iloca, onde não havia relatos imediatos de vítimas.

Mas também colocava em perigo outras regiões. "Também poderia ser uma ameaça para costas mais distantes", disse o Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico em sua página na Internet.

O governo chileno ordenou o esvaziamento de algumas regiões da Ilha de Páscoa, onde se esperava o tsunami de maneira iminente.

As autoridades norte-americanas advertiram que as ilhas do Havaí corriam perigo e que era preciso tomar medidas urgentes. A Austrália também emitiu um alerta de tsunami.

O terremoto sacudiu uma região onde estão instaladas grandes minas produtoras de cobre pertencentes à gigante estatal chilena Codelco e a mineradora global Anglo American, entre outras.

A maior mina de cobre do mundo, Escondida, propriedade da BHP Billiton, funcionava normalmente, disse o líder sindical Zeiso Mercado.

Mas as estradas em direção à mina de cobre Los Bronces, propriedade da Anglo American, estavam bloqueadas, segundo funcionários de segurança da instalação. As operações ficaram paralisadas em Los Bronces e El Soldado.

Funcionários da Codelco afirmaram que não puderam contatar seus funcionários nas minas El Teniente e Andina e não sabiam qual era a situação no local.

O Chile está localizado sobre a intersecção de duas placas geológicas que constituem uma das maiores zonas sísmicas do mundo. O país sofreu o maior terremoto já registrado na década de 1960, com uma magnitude de 9,6.

"Venho do terremoto de 1960 em Valdivia, foi tão horrível (...) eu pensei, é como o de Valdivia, e aqui estamos", disse Hilda Hasbun, de 62 anos.


FONTE: reuters.com

Carro elétrico dará dinheiro ao proprietário

Pesquisadores modificaram um Scion, como o da foto acima, para ajudar a abastecer a rede elétrica


Veículo elétrico apresentado na semana passada ajuda a abastecer a rede de energia e gera lucros ao proprietário.

Pesquisadores dos Estados Unidos modificaram um Toyota Scion xB para que ele pudesse ser ligado à rede elétrica.

Segundo informou a AFP, o carro foi mostrado no encontro anual da Associação Americana para Avanços da Ciência (AAAS).

Projetos desse tipo, que usam eletricidade e gás para armazenar energia nas baterias e alimentar a rede elétrica, são conhecidos como V2G – conceito que vem ganhando espaço nos Estados Unidos e Europa.

O V2G é um carro que, ligado via internet, envia um sinal de dentro do computador de bordo para um servidor. Este age como um intermediário entre o dono do carro e a empresa de energia.

Segundo a AFP, empresas como a PJM Interconnection pagam atualmente 30 dólares por hora de energia retirada de carros.

Quando a rede precisar de mais energia devido a picos de consumo, ao invés de recorrer a usinas de carvão, por exemplo, as empresas poderão apelar para os veículos. No futuro, quando estes forem mais comuns, haverá plugues em garagens de casa ou escritório, oferecendo mais energia mais limpa que usinas.


Fonte: Info.

Yahoo! e Twitter anunciam parceria


Depois do Facebook, foi a vez do Yahoo! anunciar parceria com o Twitter, segundo anúncio revelado na noite desta terça-feira (23). Com o acordo, os tweets serão postados em tempo real nos sites de conteúdo do Yahoo (notícias, finanças, entretenimento e esportes), além dos resultados de busca.


"Devido a essa integração, qualquer pessoa cadastrada no Yahoo poderá atualizar várias redes sociais ao mesmo tempo e ficar em contato com as pessoas e as informações que mais interessam a cada momento do dia", comunicaram.

No acordo, que entrará em vigor ainda este ano, o Yahoo também vai utilizar as informações públicas do Twitter para melhorar o conteúdo de seus sites.

"As informações de um único tweet podem viajar anos-luz e chegar muito longe com esta integração com o Yahoo!", disse Biz Stone, co-fundador do Twitter. "Tweets em mais lugares aumenta sua relevância onde e quando você mais precisa dele", finalizou.

Apesar de não haver nenhuma funcionalidade inédita na parceria, a notícia tem um grande impacto, uma vez que o principal concorrente do Yahoo!, o Google, ainda não tem uma maneira direta de enfrentar o Twitter.

Atualmente, o Yahoo! conta com 600 milhões de usuários no mundo. O acordo foi anunciado pouco depois da empresa ter sido autorizado nos Estados Unidos e Europa a ter uma associação com a Microsoft nas buscas na internet.

Na segunda-feira, o gerente de produtos do Twitter, Anamitra Banerji, afirmou a empresa está testando uma plataforma de anúncios. O microblog é das maiores redes sociais do mundo, com quase 75 milhões de usuários e 50 milhões de posts diários, mas ainda não descobriu uma forma de rentabilizar o seu tráfego.

via: AdNews e Veja.com

Nepalês quer título de menor homem do mundo


Khagendra Thapa Magar, um nepalês de 17 anos, está decidido a conquistar reconhecimento

Foto por Manesh Shrestha/EFE

Com pouco mais de 60 centímetros de altura, Khagendra Thapa Magar, um nepalês de 17 anos, está decidido a conquistar o reconhecimento e o registro no livro dos recordes (Guinness Book) como o menor homem do mundo.

Khagendra, que pesa cerca de cinco quilos, se reunirá no fim desta semana na Itália com representantes do livro dos recordes, que irão verificar sua estatura como parte do procedimento para inserir seu nome no Guinness, disse seu pai, Roop Bahadur Thapa Magar.

A viagem de Khagendra, a primeira que realiza para fora de seu país, foi patrocinada por uma rede de televisão.

Há quatro anos, o jovem foi descoberto na cidade de Pokhara por Min Bahadur Pun, que criou uma fundação com o nome de Khagendra e o transformou em uma celebridade.

Desde então, o jovem faz aparições em feiras e eventos em que os organizadores pagam pela sua presença. Pun, que acompanha Khagendra em sua viagem à Europa, afirmou:

- Pedimos à entrada dele no Guinness há alguns anos, mas fomos informados que para ser oficialmente reconhecido como o menor homem do mundo é preciso ter 18 anos.

Pun ouviu falar de Khagendra pela primeira vez em 2006 e frequentou a sua casa durante seis meses. Depois disso, criou a fundação com o objetivo de outorgar ao jovem o título de menor homem do mundo, honraria que atualidade pertence ao chinês He Ping Ping, de 73 centímetros de altura.

Nascido em uma aldeia no distrito de Baglung, no oeste nepalês, Thapa Magar completará 18 anos em outubro. A mãe do nepalês, Dhan Maya, que teve o bebê quando era adolescente, afirmou sobre o filho:

- Ele pesava 600 gramas e cabia na palma da minha mão quando nasceu.

Dhan Maya, de 30 anos e seu marido, Roop Bahadur, de 36, são donos de uma feira de hortifrutigranjeiros e se casaram jovens por iniciativa dos dois, o que representou um desafio à tradição do país acostumado a celebrar casamentos arranjados. O pai de Thapa Magar, que tem outro filho de 13 anos com peso e altura normais, ainda afirmou:

- Não há antecedentes na família de alguém tão pequeno.

Khagendra, que começou a caminhar aos oito anos e parou de crescer aos 11, se comunica, mas só mais próximos conseguem decifrar suas palavras. Pun afirmou:

- Desde que o conheço sua dicção vem melhorando.

Embora os médicos digam que o pequeno tem boa saúde, as mudanças de estação afetam especialmente Khagendra, que fica resfriado com facilidade. A mãe, que lembrou que o parto do filho foi complicado, ainda afirmou:

- Ninguém acreditava que ele sobreviveria, mas eu nunca deixei de acreditar. Torcia para que crescesse, mas sempre o amei desde que nasceu.

Khagendra sempre foi uma criança ativa, que gosta de brincar e correr. Há dois anos, ele também frequenta a escola. Seu relacionamento com os colegas, no entanto, não é muito bom. Ele teme que o façam mal ou riam dele, contaram os pais.

Uma de suas principais distrações é assistir televisão, principalmente filmes. Nos últimos tempos, entretanto, tem confessado à família novos interesses. Khagendra pensa em se casar.

- Provavelmente chegou a idade.

Roop Bahadur, para acrescentar que seu filho gosta de mulheres de estatura convencional, afirmou:

- Mostro a Khagendra as meninas pequenas e pergunto se quer casar-se com elas, mas ele responde que não.



FONTE: R7 Notícias

Ladrão de sapatos é preso na Coreia do Sul

Polícia prende suspeito de furtar 1.200 pares de sapatos na Coreia do Sul


Homem disse que queria virar camelô para vender a mercadoria.
Vítimas tiveram de procurar seus pares entre centenas em delegacia.


Mulher procura seus sapatos roubados em uma pilha com cerca de 1.200 pares nesta quarta-feira (17) em delegacia de Seul, capital da Coreia do Sul. O acusado dos furtos, identificado como Park, foi preso no início do mês. (Foto: AP)


Ele furtava os sapatos, de marcas luxuosas, durante velórios em grandes hospitais e os guardava em um depósito. Seu objetivo, de acordo com os policiais, era vender os sapatos na rua como camelô. (Foto: AP)



FONTE: G1 Notícias

Herói evita tragédia na Argentina

Em Buenos Aires, Argentina, uma pessoa arrisca sua vida para tirar um carro da linha do trem. Sem se preocupar com sua própria segurança ele não pensou duas vezes, saiu da garupa da moto e empurrou a van para fora da linha do trem, apenas segundos antes do trem passar. Foi sem dúvidas um ato de bravura, que quase acaba em tragédia.

O que é Loucura ?


Na Antiguidade a loucura era considerada como uma manifestação divina. O ataque epiléptico, intitulado a doença sagrada, significava maus presságios quando ocorria durante os comícios. Se uma pessoa sofresse um ataque epiléptico durante a explanação de um dos oradores, tal evento era interpretado como sendo uma intervenção divina, como um sinal de que não se deveria acreditar no que dizia o orador.

Coexistindo com essa visão, na Grécia antiga, Aristófanes acreditava que a doença mental pudesse ter características específicas e uma causa definida. Ele justificava o pensamento da época, que atribuía à doença mental uma manifestação divina, à peculiaridade da doença que causava assombro aos demais. Por pensar na doença mental como orgânica Aristófanes defendia uma intervenção a base de banhos, purgativos e de alimentação especial.

Ao longo da história, os loucos foram concebidos sob várias visões. Na idade média as cidades escorraçavam os loucos (os de origem estrangeira), deixando-os correrem pelos campos distantes, quando não eram confiados a grupos de mercadores e peregrinos. Havia barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra, e como errantes eles vagavam de cidade em cidade. Freqüentemente as cidades da Europa viam essas naus de loucos atracar em seus portos.

Alguns loucos eram protegidos pelas suas famílias, outros eram acorrentados, outros exorcizados, outros queimados (bruxos).

No século XVIII começaram a aparecer espécies de asilos, que, também, abrigavam de forma sub-humana os loucos, nesses lugares os loucos continuavam vagando e falando incoerentemente. Os mais alterados eram imobilizados com lençóis úmidos. Podemos citar como exemplo dessas "casas de detenção" o Hotel Dieu de Paris e a Torre dos Loucos de Caen na França.

Mais recentemente, do ponto de vista orgânico, vários estudos apontam para causas bioquímicas das doenças mentais. Como exemplo desses estudos citamos a paralisia geral progressiva, que apresenta em sua fase terminal um quadro semelhante ao da esquizofrenia.

Na esquizofrenia o indivíduo apresenta alterações motoras, de humor e de contato com a realidade. Apresenta alucinações auditivas e delírios que se manifestam na forma de idéias falsas e improváveis que o indivíduo acredita como sendo verdadeiras e lógicas e não há como convencê-lo do contrário.

Dentre as possíveis causas da esquizofrenia, resultados de experiências apontam para o excesso de dopamina nas sinapses dopaminérgicas na área tegmental-A10. Esse excesso seria o resultado de um aumento de liberação de dopamina, de receptores supersensíveis e/ou de uma reabsorção lenta desse neurotransmissor pelas células nervosas no estriato ventral, que atua no tálamo fechando a entrada de informações para o córtex frontal (Graeff e Brandão, 1993).

A loucura é uma experiência social e psicológica. Dizemos que é uma experiência social, tendo em vista a maneira variada que os grupos sociais a concebem. O que nós caracterizamos como loucura pode não ser para um outro grupo. Os critérios segundo os quais é julgada esta experiência são variados. Os grupos sociais delimitam o campo da loucura de maneira distinta. A noção de loucura é diversificada e relativa, uma vez que cada grupo tem uma linguagem particular para defini-la. Segundo Joel Birman (1983) essas diversas linguagens sociais implicam também práticas sociais diversas.

A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.

Hegel afirmou que a loucura não seria a perda abstrata da razão: "A loucura é um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão, que continua presente". A loucura deixou de ser o oposto à razão ou sua ausência, tornando possível pensá-la como "dentro do sujeito", a loucura de cada um, possuidora de uma lógica própria. Hegel tornou possível pensar a loucura como pertinente e necessária à dimensão humana, e afirmou que só seria humano quem tivesse a virtualidade da loucura, pois a razão humana só se realizaria através dela.


Fonte de Pesquisa:

· GRAEFF. G. F. & BRANDÃO M. L., 1993. Neurologia das doenças mentais. São Paulo Lemos.

· BIRMAN, 1993. O lugar do psíquico na experiência da loucura. Ciência Hoje, 4 (20): 30 -36

· COSENZA, R.M., 1990. Fundamentos da neuroanatomia. Rio de Janeiro, Atheneu.

· KAPLAN E SADOCK, 1994. Compêndio de psiquiatria. Porto Alegre, Artes Médicas.

· FOUCAULT, Michel. A história da loucura na idade clássica. Perspectiva: São Paulo,1997.

· http://pt.wikipedia.org/wiki/Loucura

· http://www.icb.ufmg.br/

Nós Dois


Queria ter lhe conhecido antes

Muito antes...

Para que nenhum de nós dois tivesse

Medos ou cicatrizes...

Queria ter estado com você

Quando seu coração descobriu

O que era AMOR

Quando seu corpo descobriu

O que era DESEJO

E antes que pudesse sofrer

Eu estaria do seu lado

Amando-lhe

Entregando-me

E juntos poder ter aprendido

As lições da vida e do coração...

Queria ter lhe conhecido muito antes

Quando suas esperanças

Começaram a nascer...

Quando seus sonhos ainda eram puros

E seus ideais ainda ingênuos...

Pena termos nos encontrado só agora

Já com o coração viciado

Em outros amores

Com uma imagem meio falsa

Do que é felicidade.


Vilma Galvão

Trotes Universitários

Quando uma simples brincadeira se torna um crime?

Muitas vezes um sonho de um adolescente é entrar em uma faculdade, mas esse sonho ultimamente esta se tornando um pesadelo graças aos trotes que alunos mais velhos dão aos novatos, às vezes esses trotes são de espécie criminosa.

Esses trotes nos últimos tempos principalmente agora no começo do ano estão acontecendo mais vezes, mas com brincadeiras estúpidas e maldosas, o caso mais falado ultimamente é do jovem que foi obrigado a ingerir álcool combustível em um trote no interior de São Paulo.

Os anos passam e a tradição do trote persiste em todo início de calendário acadêmico. E a discussão sobre sua violência também continua. Não é preciso ir longe para perceber que a humilhação imposta aos calouros durante os trotes se torna cada vez mais comum. E os novatos aceitam as "brincadeiras" dos veteranos sem contestar.

Segundo a psicóloga social da PUC-PR Neuzi Barbarini, o medo de ser excluído do grupo é o que impulsiona o calouro a aceitar todas as situações do trote. É aí que reside a confusão. “O trote é visto erradamente como um rito de passagem para a universidade, quando, na verdade, é a passagem para outra posição social”, diz. Segundo ela, este é um ritual para que o calouro passe de humilhado à posição de “humilhador”, pois no próximo ano é ele quem será superior.

Outro ponto importante é o processo de integração. Não é comum que grupos já formados humilhem pessoas recém chegadas. “O comum é que ocorra o acolhimento, a vontade de saber quem é, o interesse na pessoa nova, e não um tratamento hierárquico”. Para Barbarini, esse processo se inicia na pessoa que tem o interesse de entrar no grupo. “Não é necessário que haja a humilhação para que o calouro entre, mas sim, uma demonstração inicial de que se quer participar de um grupo já formado”, completa.

Quanto aos veteranos, a conversa muda. Alguns deles dizem que tudo não passa de uma brincadeira inocente e comum a todas as universidades. Segundo a psicóloga, não é bem isso o que está implícito em seus atos durante o trote. “Os veteranos precisam afirmar uma posição social superior”, afirma. Muitos acreditam que a vingança também é um dos principais pontos que motivam o trote. Porém, de acordo com Barbarini, não há lógica nisso, uma vez que não há como você aplicar a vingança em uma pessoa que nada lhe fez. “Se o veterano quer se vingar, ele terá que fazer isso com quem o humilhou e não com um calouro qualquer”.

Já segundo o Coordenador Social do CAL (Centro Acadêmico de Letras) da UFPR, Júlio Cezar Marques, os calouros gostam do trote. “Todos os calouros que participaram curtiram muito o trote. Até de pedir dinheiro no sinaleiro eles gostaram”. Há também o chamado “trote solidário”, em que calouros devem doar sangue, visitar creches, ajudar em reformas de centros acadêmicos, o que, segundo Marques, agrada aos recém chegados. Para ele, quando os calouros não participam do trote, eles tendem a se isolar. “Isso acontece porque esse é o momento de integração entre calouros e veteranos e, se o calouro não participa, acaba ficando num canto sozinho depois”, finaliza.

Para a psicóloga Neuzi Barbarini, a solução para o trote seria a chamada produção de subjetividade. Deixar clara a idéia de que o calouro se submete à situação de um animal e que age como um subalterno seria um começo. “Se o calouro soubesse o que está por trás do trote, talvez ele se recusasse a participar”. Uma segunda opção seria recepcionar os calouros com uma festa, pois é um momento importante na vida deles e que, portanto, deve ser festejado. “O que não pode haver é a humilhação e a animalização de uma pessoa que acaba de chegar ao grupo”, ressalta.

Quando uma simples brincadeira se torna um crime?

A resposta é clara, está prevista no Código Penal brasileiro. Uma brincadeira pode chegar até o ponto em que não haja agressões, porque agressão é crime. E crime só se pune com uma força, a policial.

Infelizmente há muitos trotes que são realizados por mentes doentias, que vão além do normal. Não estou aqui para condenar o trote, pois existe sim o trote saudável, e é fundamental para o entrosamento dos estudantes. A mídia é quem expõe apenas o lado ruím do trote, analisando de forma fria, revendo apenas a repercussão das notícias focadas em desgraças.

Eu participei do trote em minha faculdade, e digo com clareza que não fui humilhado, que eu repetiria se fosse o caso, o trote saudável é importante, é um momento de festejar uma nova etapa em nossas vidas, e por isso eu aprovo sim, viva o trote saudável!!!

COMENTE, SIGA, ASSINE O FEED, SEJA INTERESSADO!